Peças de Teatro em Cartaz 2022

O teatro é uma diversão que agrada a muito e se você está entre aqueles que gostam de espetáculos ao vido, fique de olho nas peças de teatro em cartaz 2022 e não perca nada.

Abaixo vamos te indicar algumas peças de teatro em cartaz 2022 que você poderá conferir na cidade de São Paulo agora que as apresentações presenciais estão voltando a acontecer, depois de muito tempo de ausência de apresentações em razão da pandemia do COVID-19.

O ano de 2021 foi marcado por restrições na área da cultura em razão da pandemia, mas, gradativamente, os espaços começaram a ser reabertos e, com isso, a cultura e o público se reencontraram.

O ano de 2022 segue com o mesmo protocolo de retomada gradativa das atividades relacionadas à cultura, em meio à políticas de saúde pública para evitar que o vírus se espalhe. Com isso, muitas peças e grupos que não podiam se apresentar estão retornando aos palcos dos circuitos teatrais, principalmente em São Paulo.

Algumas das peças de teatro em cartaz de 2022 que você poderá assistir em São Paulo serão listadas abaixo. Confira!

– O Náufrago (Sesc Bom Retiro): o espetáculo leva aos palcos a obra homônima de Thomas Bernhard, que é um dos mais importantes autores alemães do século XX.

Tamanho sucesso do livro levou ao esgotamento nas livrarias, sendo a obra mais conhecida e vendida de Bernhard.

William Pereira adaptou o romance para os palcos, com elenco de somente dois atores. O enredo conta a história de 3 (três) grandes estudantes de piano, sendo que um teve a vida destruída ao ouvir um dos outros estudantes tocar as Variações Goldberg, de Bach.

O grande desafio é a transposição da obra para os palcos, com a criação de uma teatralidade para que a apresentação não seja apenas um ator narrando fatos em uma leitura iminentemente dramática.

No livro, a narrativa é feita por um único personagem, sendo que nos palcos é realizada pelos dois atores.

– A Pane (Teatro FAAP): o interessante enredo leva aos palcos a teatralidade de uma situação inusitada que se trata de um jogo em que juristas de mais de 80 (oitenta) anos de idade,

aposentados, fazem uma encenação relacionadas às suas antigas ocupações, porém, não mais presos às leis e protocolos e formas dos Tribunais que consideram inúteis.

– Nossos Ossos (Espaço da Revista): a peça é uma adaptação de romance homônimo de Marcelino Freire. O cenário de fundo é o submundo noturno de São Paulo. A história é uma fábula visceral que fala sobre a aproximação do amor com a morte, pois cada capítulo está associado a uma parte do esqueleto humano.

O protagonista é o personagem Heleno, que resgata de um necrotério o corpo de um michê, dando-se a missão de leva-lo até o Poço do Boi, no Estado de Pernambuco. Enquanto se prepara para cumprir esta estranha missão, passa a relembrar sua própria história, desde a infância pobre no sertão até seu sucesso na cidade de São Paulo.

– Escola de Mulheres (Teatro Aliança Francesa): o dramaturgo francês Molière escreveu a peça ‘Escola de Mulheres’ no ano de 1662, quando tinha 40 anos de idade e ele mesmo interpretou Arnolfo.

Foto/Créditos: Ronaldo Gutierrez

Este personagem não tolera a ideia de ser traído e, para isso, educou a jovem Inês para que ela pudesse se tornar a esposa ideal, sendo criada, portanto, com imensa ignorância. Na peça dirigida por Clara Carvalho, o machismo é algo escancarado, ridicularizado em que se pode perceber contornos feministas.

– Sweeney Todd (Teatro Santander – Complexo do Shopping JK): com uma temporada curta, a peça estrelada por Rodrigo Lombardi e Andrezza Massei conta a história de Benjamin Barker, um barbeiro que precisou ir embora de Londres em razão de uma briga com o Juiz Turpin, um sujeito cruel.

Passados 15 anos de seu afastamento de Londres, Barker retorna sob o pseudônimo Sweeney Todd, com ideia de vingança.

Ao chegar no local em que funcionava sua barbearia, se vê frente a frente com uma loja de tortas arruinada e que é administrada por Dona Lovett, que se une a Todd para ajuda-lo em sua vingança contra Turpin e, ainda fazer sua loja crescer com tortas recheadas com ingredientes muito suspeitos.

São Paulo é uma cidade intensa e de muito movimento cultura, sendo as peças de teatro em cartaz 2022 mencionadas aqui apenas alguns exemplos de ótimos espetáculos. Fique de olho sempre na programação veiculadas em canais de comunicação como o site https://shows.net.br/ e em redes sociais e não perca nenhum espetáculo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.